Detalhar som Classificação Científica
Nome Científico
Schiffornis turdina(Wied, 1831)Nome em Inglês
Thrush-like Schiffornis
Flautim-marrom
Nome Científico
Seu nome científico significa: de Schiffornis = homenagem ao cirurgião, anatomista e fisiologista alemão, Prof. Dr. J. Moritz Schiff-(1823-1896); e do (grego) ornis = pássaro; e do (latim) turdina, turdinus, turdus = parecido com um tordo, parecido com um sabiá, tordo, sabiá. ⇒ Pássaro de Schiff parecido com um sabiá ou pássaro de Schiff parecido com um tordo.
Características
Mede entre 15,5 e 16,5 centímetros de comprimento e pesa entre 28 e 35 gramas.
Todas as subespécies apresentam plumagem semelhante, sendo principalmente marrom ou verde-oliva marrom, com a porção ventral mais pálida. Outra característica marcante da espécie são os grandes e proeminentes olhos escuros.
flautim-marrom adulto
flautim-marrom jovem
Subespécies
Possui treze subespécies reconhecidas:
Schiffornis turdina veraepacis (P. L. Sclater & Salvin, 1860) – ocorre na costas caribenha do sudeste do México até o sul da Nicarágua, e em ambas as costas da Costa Rica.
Schiffornis turdina dumicola (Bangs, 1903) – ocorre nas regiões oeste e central do Panamá.
Schiffornis turdina panamensis (Hellmayr, 1929) – ocorre nas planícies das regiões central e leste do Panamá e no noroeste da Colômbia.
Schiffornis turdina acrolophites (Wetmore, 1972) – ocorre no extremo leste do Panamá, na região do Cerro Tacarcuna e nas áreas adjacentes de planalto e montanhas do Noroeste da Colômbia.
Schiffornis turdina rosenbergi (Hartert, 1898) – ocorre na costa do Oceano Pacifico do oeste da Colômbia até o extremo noroeste do Peru.
Schiffornis turdina stenorhyncha (P. L. Sclater & Salvin, 1869) – ocorre nas regiões norte e nordeste da Colômbia e no norte da Venezuela.
Schiffornis turdina olivacea (Ridgway, 1906) – ocorre no sudeste da Venezuela e na Guiana.
Schiffornis turdina aenea (J. T. Zimmer, 1936) – ocorre nas encosta leste da Cordilheira dos Andes no Equador e na região adjacente do norte do Peru.
Schiffornis turdina amazona (P. L. Sclater, 1861) – ocorre nas planícies do extremo leste da Colômbia até o sul da Venezuela, sul e leste do Equador, leste do Peru e norte do Brasil (a leste do Rio Negro e no noroeste do estado de Mato Grosso.
Schiffornis turdina wallacii (P. L. Sclater & Salvin, 1867) – ocorre no Suriname, na Guiana Francesa e no Leste da amazônia brasileira (na região do baixo Rio Negro até o Amapá e, sul do Amazonas, do Rio Tapajós e baixo Rio Teles Pires até o estado do Maranhão.
Schiffornis turdina steinbachi (Todd, 1928) – ocorre no sudeste do Peru e no norte da Bolívia.
Schiffornis turdina intermedia (Pinto, 1954) – ocorre no leste da região nordeste do Brasil, nos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas.
Schiffornis turdina turdina (Wied, 1831) – ocorre na região sudeste do Brasil do sul do estado da Bahia até o sul do estado do Espírito Santo.
(ITIS - Integrated Taxonomic Information System, 2015), (del Hoyo, J. 2014).
Alimentação
Alimenta-se de insetos, capturados em vôos curtos, grandes lagartas e frutos com caroço volumoso. Pousa em ramos verticais a cerca de 1 ou 2 metros de altura, observando os arredores em busca de presas.
flautim-marrom se alimentando
Reprodução
A fêmea faz ninho solitariamente, sem a ajuda do macho. O ninho é preparado em uma concavidade de um tronco partido, sendo acolchoado com folhas secas. Põe 2 ovos amarelados marcados de marrom e lilás.
Casal de flautim-marrom
Ninho de flautim-marrom
Ovo de flautim-marrom
Hábitos
Varia de incomum a comum no estrato inferior de florestas úmidas e capoeiras altas. Dificilmente é visto, embora sua vocalização possa ser ouvida com freqüência. Vive solitário, acompanhando bandos mistos apenas raramente.
Distribuição Geográfica
Sudeste Amazônia brasileira e de Pernambuco em direção sul até o Espírito Santo, Rio de Janeiro e leste de Minas Gerais.

Ocorrências registradas no WikiAves
Referências
Consulta bibliográfica sobre as subespécies:
CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2014.
del Hoyo, J.; et al., (2014). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
ITIS - Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
Piacentini et al. (2015). Annotated checklist of the birds of Brazil by the Brazilian Ornithological Records Committee / Lista comentada das aves do Brasil pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Revista Brasileira de Ornitologia, 23(2): 91–298.
Galeria de Fotos